SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTES | 2º/2025
De ordem da Diretoria Geral Acadêmica, fazemos saber aos interessados que, nos termos da Política Institucional para DOCENTES da Escola Superior Ejusp – departamento de saúde EJUSPMed, constituída e registrada na forma da lei inscrita no CNPJ sob o nº 37.334.958/0001-29 e Inscrição Municipal nº 1227582/001-0, com sede no município de Belo Horizonte - Capital de Minas Gerais, acham-se abertas as inscrições para o Processo de Seleção Externa de Docentes para contratação no 2º semestre de 2025, no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu na área da SAÚDE bem como nos cursos de curta duração, prevalecendo os dispositivos abaixo:
DO PROCESSO SELETIVO:
Os(As) interessados(as) em participar do processo seletivo deverão possuir graduação em Medicina com Mestrado, Doutorado, Residência, título de especialista na área reconhecido ou Pós-Graduação lato sensu reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
A jornada de trabalho se dará em horas-aula com remuneração salarial compatível com o mercado vigente. A contratação se dará por RPA, MEI OU PJ.
DAS INSCRIÇÕES:
As inscrições estarão abertas até o dia 27/11/2025, no site institucional da EJUSPMed. O candidato deverá acessar o link “PROC.SEL.DOCENTES - PSD” e, posteriormente, preencher todas as informações solicitadas e enviá-las para o e-mail portal@ejusp.com.br. A documentação descrita abaixo pode ser encaminhada no mesmo e-mail.
DAS DOCUMENTAÇÕES:
1) Documento pessoal. Serão considerados Documentos de Identidade: as carteiras ou cédulas de identidade (expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Civis ou Militares); carteiras expedidas por ordens ou conselhos criados por lei federal ou controladores do exercício profissional, desde que contenha o número de identidade que lhes deu origem. A Carteira de Estrangeiro ou Passaporte Visado são documentos válidos para candidato estrangeiro.
2) Endereço;
3) Currículo;
4) ANEXOS (TÍTULOS) O envio de anexos que comprovem a existência de títulos terão peso eliminatório/classificatório e serão sopesados ao final das inscrições. Serão desconsiderados os títulos que não preencherem devidamente os requisitos da comprovação ou que contiverem rasura/indício de alteração de dados. Títulos:
FORMAÇÃO ACADÊMICA - mestrado, doutorado, especialização, participação em cursos, Residência Profissional, entre outros.
ATIVIDADES DE ENSINO - Docência no ensino superior, na graduação, na área do concurso, docência de magistério superior lato sensu e stricto sensu, educação à distância (EAD), orientações de dissertações, entre outros.
ATIVIDADES DE PESQUISA - Artigos científicos na íntegra publicados ou aceitos para publicação em periódicos especializados na área do concurso, conforme classificação adotada pelo sistema Qualis da CAPES, entre outros.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO – Coordenação em projetos de extensão, entre outros.
ATIVIDADE GESTÃO ACADÊMICA - Exercício técnico-profissional, de graduação ou pós-graduação, na área do concurso ou área correlata. Não serão computados o tempo de estágio, monitoria, docência, residência em saúde ou bolsa de estudos curriculares, entre outros.
ATIVIDADE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL – Participação em bancas examinadoras, entre outros.
DAS PROVAS/ENTREVISTAS:
A prova oral será realizada em data ainda a ser designada, na sede própria da EJUSP ou via online. Logo em seguida, no mesmo dia, será realizada a entrevista com o candidato. A divulgação do resultado será até o dia 02/02/2026 no site da EJUSPMed.
DAS VAGAS:
1) VAGAS PARA COORDENAÇÃO – 02 (duas)
Departamento de Saúde
1.1. Área de Concentração: Saúde – 2 (duas)
2) VAGAS PARA DOCÊNCIA – 10 (dez)
Departamento de Saúde
2.1. Área de Concentração: Saúde – 10 (dez)
DISPOSIÇÕES GERAIS:
O candidato aprovado no certame será investido no cargo, se atender às seguintes exigências:
a) ter a titulação mínimas exigidas para a vaga a que concorre.
b) Nos termos do Art. 48, da Lei 9.394/1996, o diploma expedido por universidade estrangeira deverá, no caso de graduação, ser revalidado por universidade pública brasileira que tenha curso do mesmo nível e área ou equivalente, e, no caso de mestrado e de doutorado, ser reconhecido por universidade brasileira que possua curso de pós-graduação reconhecido e avaliado, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior. Os títulos de mestre ou de doutor deverão ser de curso recomendado pela CAPES ou contemplados pela ADIn - 2501 MG.
c) No caso de curso de graduação em medicina em instituição de ensino superior estrangeira, deverá apresentar, também, comprovante de aprovação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida).
d) Nos casos em que o diploma/certificado ainda não tiver sido expedido, deverá ser apresentado comprovante provisório, que ateste o atendimento de todos os requisitos exigidos no procedimento de titulação, por meio de documento formal expedido pela instituição de ensino responsável, que declare expressamente a conclusão efetiva de curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), a aprovação do interessado e a inexistência de qualquer pendência para a aquisição da titulação. A fim de resguardar a Administração Pública, deverá ser apresentado, também, comprovante de início de expedição e registro do respectivo certificado ou diploma.
e) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
f) não estar suspenso do exercício profissional, nem cumprindo outra penalidade disciplinar;
g) não ter sido demitido do Serviço Público Federal ou destituído do cargo em comissão, na forma da legislação vigente;
h)estar em dia com os deveres do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino;
i) não acumular cargos, empregos e funções públicas, exceto aqueles permitidos na lei, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para a posse, determinado no parágrafo 1º do Art. 13 da Lei nº 8.112/90. Não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do art. 37, incisos XVI, da Constituição Federal;
j) estar em dia com as obrigações eleitorais;
k) apresentar, no ato da contratação, os documentos comprobatórios para a investidura no cargo, quais sejam: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP (se já cadastrado), Declaração de Bens e Valores, Certidão de Nascimento e/ou Casamento e Diplomas de Graduação e Pós-graduação. Os documentos apresentados em cópia deverão ser autenticados ou apresentados juntamente com o original para conferência.
DA SEGURANÇA DE DADOS:
O Controlador é responsável pelas medidas de segurança técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito. Em conformidade ao art. 48 da Lei no 13.709/2018, o Controlador comunicará ao Titular e à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) a ocorrência de incidente de segurança que possa acarretar risco ou dano relevante ao Titular.
BELO HORIZONTE, 13 DE MARÇO DE 2025.
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Profa. Me. Andreia Bonifácio B. Chimeli
DIRETORA ACADÊMICA GERAL – EJUSP- EJUSPMed
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Assinatura
do Requerente